Buscar
  • Thamara Urias

Dicas de ferramentas para o trabalho remoto


Confesso que após o confinamento me perguntei, e agora? Que ferramentas virtuais posso utilizar para que as equipes de projetos tenham a mesma produtividade presencial reproduzido agora na modalidade remota?


Bom, atualmente o avanço tecnológico nos permite usar diversas ferramentas, incluindo gratuitas, pagas, com limitação de usuários, ou até ilimitadas, tudo depende da sua necessidade.


Para tentar ajudar na sua decisão, quero apresentar brevemente algumas ferramentas que podemos utilizar em nossos trabalhos remotos.


Mural


O Mural é um quadro virtual onde podemos desenhar, criar boards customizados e trabalhar com post-its quase como se estivéssemos dentro de uma sala física colando post-its. Todos que acessam o Mural podem interagir e trabalhar na “parede virtual” ao mesmo tempo, de forma integrada, colaborativa e coletiva.


Podem ser criamos quadros personalizados para guiar trabalhos remotos como Consultorias e Mentoring, Sprint Plannings, Sessões de Refinamento, Daily Meetings, Retrospectivas, Mapeamento de Cadeia de Valor (VSM – Value Streaming Mapping), Mapeamento de Processos ponta a ponta, aplicações de Método Kanban e quase qualquer outro trabalho que possa ser guiado por um board com colunas, e padrões de informações pré-acordadas. Gosto também de importar os desenhos do Bizagi e ir apontando anomalias no quadro.




Zoom


Tem foco corporativo e permite realizar videoconferências. As reuniões por vídeo pelo Zoom podem ter de 2 a 500 pessoas. Ainda é possível fazer webinars com até 10 mil pessoas.


Uma vantagem é a possibilidade de compartilhar textos, arquivos e apresentações pelo chat. A ferramenta também lida bem com conexões instáveis. Entre os recursos estão o quadro branco e o picture-in-picture, em que as imagens dos participantes ficam no canto da tela ao minimizar.


Combinado ao Mural, temos o ambiente quase perfeito. Com o Zoom podemos compartilhar a tela do Mural para que todos tenham a mesma visão do que estamos trabalhando no momento, além de gravar o que está sendo produzido se for o caso, e ao mesmo tempo, todos acessam o Mural e podem interagir e trabalhar na “parede virtual” ao mesmo tempo, de forma integrada, colaborativa e coletiva


Slack


Se você anda se perdendo nos grupos de WhatsApp, o Slack é a alternativa ideal para conversas em equipe.


A plataforma permite que você organize as conversas em canais com mensagens totalmente pesquisáveis, substituindo o e-mail para compartilhar informações e arquivos.

Assim, você consegue priorizar os assuntos importantes e acessar qualquer informação na hora que precisar.


O Slack é gratuito para equipes pequenas e custa a partir de US$ 4,00 ao mês nos planos profissionais.




Cawemo


O Cawemo é uma ferramenta que auxilia as equipes a projetarem e discutirem compartilhamento de fluxos de trabalho, planejamento e ideias que envolvem os projetos da empresa.

A plataforma permite que várias pessoas trabalhem em um mesmo fluxo de forma simultânea, o que otimiza o trabalho em equipe e melhora o gerenciamento do projeto. Além disso, há a possibilidade de compartilhar os diagramas com o restante da equipe.

Compartilhe seus diagramas e tenha todos a bordo com seu fluxo de trabalho. Você pode facilmente incorporar seu diagrama no wiki de sua empresa ou compartilhar via e-mail.


Ferramentas de BPMS

São ferramentas que gerenciam os processos por você. Sua especialidade é dar soluções para problemas mais complexos, comparando com as ferramentas anteriores. Por exemplo, você não fará a gestão manual de tarefas colocando em cartões com cores e data de entrega, pois você será notificado quando alguma atividade for designada para você.

A ferramenta permite o monitoramento do tempo total do processo, controla atividades, avisa quando as tarefas estão atrasadas e emite relatórios das tarefas em andamento. Além de se comunicar com todos os outros softwares utilizados dentro da companhia, facilitando o trabalho colaborativo.

Há uma infinidade de ferramentas no mercado de automatização de processos. Há ferramentas que já acoplam motores de regras, robotização de atividades (RPA) , inteligência artificial, entre outras funcionalidade, que orquestra o trabalho ponta a ponta, seguindo caminhos não padronizados, mas sim, utilizando a inteligência cognitiva para seguir o melhor caminho adequado para aquele perfil de cliente.

Loom


A Loom permite que você grave verdadeiros tutoriais online para sua equipe.No trabalho remoto, nem sempre é fácil se fazer entender pelas ferramentas de comunicação por vídeo e texto comuns.

Com a Loom, você consegue capturar a tela do seu computador, seu rosto e sua voz ao mesmo tempo, explicando qualquer processo em detalhes de uma forma rápida e prática.


A ferramenta é gratuita para vídeos rápidos e pode ser assinada por US$ 4,00 ao mês para recursos mais avançados de gravação e edição.




Conclusão e Dica Final:


Nem sempre é preciso gastar muito dinheiro com ferramentas sofisticadas, complicadas e robustas. Tem muita ferramenta que já usamos, ou que são simples e fáceis de utilizar, basta juntarmos as que mais precisamos experimentar e trabalhar em equipe, melhorando e adaptando as ferramentas as nossas necessidades.


Por Thamara Urias

Consultora de Processos na Agilizei Consultoria.




64 visualizações1 comentário

Sobre a Agilizei

Somos uma consultoria focada no aumento da eficiência e produtividade das organizações, auxiliando na gestão de suas operações de forma ágil e centrada no cliente.

Onde Estamos

Rua Quintino Bocaiúva, 298. Zona 07 - Maringá-Pr

Tel (44) 9 9103-2501

Siga e agilize

  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco