Buscar
  • Thamara Urias

O que é BPM afinal?

BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Porém, BPM é muito mais que uma sigla.


BPM é uma disciplina que envolve qualquer combinação de modelagem, automação, execução, controle, medição e otimização dos fluxos de atividades de negócios, em apoio às metas da empresa, abrangendo sistemas, funcionários, clientes e parceiros dentro e fora dos limites da empresa .



Todos esses conceitos e princípios do BPM foram compilados e estão disponíveis no BPM CBOK®. Posso dizer que esse é o “manual do BPM” e foi construído com a participação de muitos entendedores pelo mundo.





Entendimentos além da definição


Alguns insistirão em que a melhoria é tarefa de todos. Ou seja, a recepcionista deve estar pensando em como melhorar as operações, se possível. Todo mundo em uma empresa está trabalhando para fazer o melhor trabalho possível, e todo bom trabalho ajuda a empresa, mas tudo isso não é BPM.


O BPM deve ser definido estritamente como a atividade realizada por pessoas que ativamente e principalmente olham especificamente para os processos de negócios e tentam melhorá-los. Claramente, essas pessoas devem solicitar a participação de tantas outras quanto possível, mas essas outras não estão fazendo BPM.

Melhorar uma única etapa de um processo não é BPM- Alguns têm a ideia equivocada de que qualquer ação possível que melhore um processo é BPM, por menor que seja. Uma pessoa que faz BPM precisa ter algum tipo de visão geral do processo. Foi descrito como uma "visão de ponta a ponta" do processo. A otimização de uma etapa de um processo, sem o conhecimento de todo o processo, é exatamente o que Hammer e Champy estavam alertando: para entender as otimizações corretas, precisamos considerar essas otimizações no contexto de um processo de negócios completo.





Três aspectos principais da implementação do BPM

Primeiro, o BPM ajuda a se concentrar no que realmente importa. Pesquisas afirmam que 20% dos processos de uma organização são processos de alto impacto e precisam ser otimizados. O BPM ajuda a definir o foco correto, fornecendo a transparência necessária sobre as operações de uma organização e ferramentas e abordagens específicas.


O segundo grande impacto do BPM é "Melhorar no contexto apropriado". O gerenciamento de processos não se aplica apenas a um método de melhoria. Muitas organizações ainda pensam que podem aplicar o Six-Sigma em qualquer lugar e essa é a solução. Não, não mesmo. Em nosso mundo digital, há áreas em que você lidera com tecnologia, onde você automatiza e outras em que você pode experimentar primeiro os métodos mais tradicionais, centrados em seu pessoal. E há muitas áreas em que você combina os dois.


Existem processos em que você precisa inovar, onde aplica técnicas como o design thinking. O BPM ajuda a selecionar as abordagens corretas, para processos específicos em um contexto específico da empresa. Isso é melhorar da maneira certa. Esse é o segundo ingrediente muito importante que o BPM traz para uma organização.

O terceiro aspecto é que o BPM ajuda a sustentar essas melhorias. Novamente, muitas organizações lutam com o fato de melhorarem, por exemplo, o processo de relacionamento com os clientes e, meio ano depois, têm os mesmos problemas ou problemas semelhantes novamente.


Uma disciplina de BPM orientada a valor coloca a governança certa em torno desses processos para mantê-los no caminho certo, descobrir quando iniciar uma ação corretiva e decidir quando você precisará dar o próximo salto adiante. Você sustenta o que alcançou. O gerenciamento de processos fornece várias ferramentas e abordagens para fornecer esse controle essencial do processo.


Portanto, em resumo, o que o gerenciamento de processos traz para a organização é o foco no que realmente importa, a melhoria no contexto certo e a capacidade de sustentá-las.



por Thamara Urias


Fonte:

https://bpm.com/



34 visualizações

Sobre a Agilizei

Somos uma consultoria focada no aumento da eficiência e produtividade das organizações, auxiliando na gestão de suas operações de forma ágil e centrada no cliente.

Onde Estamos

Rua Quintino Bocaiúva, 298. Zona 07 - Maringá-Pr

Tel (44) 9 9103-2501

Siga e agilize

  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco