
Thamara Urias
Uma visão sobre os possíveis impactos e respostas ao COVID-19
Impacto econômico por segmentos
Linhas aéreas, varejo, turismo e alguns tipos de produção industrial estão entre os segmentos mais afetados.
POTENCIAL IMPACTO POSITIVO:
É difícil falar de impacto positivo do surto quando envolvem o bem estar e a saúde das pessoas. Mas em termos financeiros, o ouro teve o preço elevado, empresas de limpeza e serviços de internet.
Fonte: Moody´s Investors Service
CENÁRIOS DE CONTENÇÃO

COMO ABORDAR A CRISE

5 Dicas que acreditamos ser prioridades principais:
Realinhe sua estrutura de custos e aprimore a produtividade
Superalimente a transformação digital e crie uma empresa digital
Esculpir novos fluxos de receita
Prepare sua força de trabalho para o novo mundo
Reforçar a eficiência de capital
Essas não são novas prioridades criadas pela crise do COVID-19 - qualquer boa estratégia já deveria ter algumas ou todas. No entanto, o COVID 19 aumentou a urgência em torno desses imperativos competitivos. IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES
O mapeamento dos processo e análises ágeis devem ser conduzidas para identificar oportunidades com o foco no contingenciamento.

Alocação de recursos e atividades que não agregam valor no contexto atual foram redistribuídos?
É possível realizar o que é executado de forma mais eficiente?
Existe uma maneira mais simples de trabalhar sem impactar a qualidade?
O trabalho está padronizado para garantir segurança e agilidade?
A comunicação é direta, franca e frequente para execução do gerenciamento da rotina?
Entre outras....
NOVA FORMA DE VIVER O TRABALHO
Estamos preparados para o futuro do trabalho?
Uma das características do profissional do futuro é a flexibilidade no trabalho, permitindo o trabalho de qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. A comunicação e a colaboração têm que estar na veia de todos. Entender de tecnologia não é apenas para a área de TI, é uma competência que deve estar presente em toda a liderança. Ser digital é uma mentalidade que deve estar presente na estratégia de toda a companhia.
Gestão posta à prova. Times mudam repentinamente os padrões de trabalho tendem a repensar como realizar suas tarefas e garantir que cada colaborador entenda o seu papel. Tarefas claras, reuniões mais regulares e comunicação humanizada serão fundamentais. Assim como atentar para que a adoção da tecnologia não faça o trabalhador cair na armadilha do excesso de trabalho.
Além disso, aquele tal diploma que nos garantia emprego, já não tem mais validade, o atual cenário é ter conhecimento e de fato saber executar, por a mão na massa e aprender sempre.
REFLEXÕES SOBRE O CENÁRIO PÓS-CRISE
O mundo está passando por transformações profundas, o que obrigará as organizações a transformarem o modelo organizacional. O que poderá mudar?

Que tipo de organizações passarão a valorizar menos a presença física? Quais funções o trabalho remoto irá aumentar? Como garantir produtividade?
O transito irá reduzir? Que regiões da cidade aumentará a demanda imobiliária?
Questões de saúde, como telemedicina, demandas psicológicas, seguros de saúde aumentarão?
O comportamento do consumidor será o mesmo? Aulas on line, aumento de banda larga, aumento de serviços de entregas?
Tantas perguntas, e como estamos reagindo e preparados pra elas?
CORONAVÍRUS, UM ACELERADOR DE FUTUROS
Vários futuristas internacionais dizem que o coronavírus funciona como um acelerador de futuros. A pandemia antecipa mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.
Considerações finais:
É o momento de revisão de crenças e valores. Faz-se necessário repensar a sociedade do consumo e refletir o que é essencial. Considere o que acontece não apenas hoje, mas amanhã e depois também. Isso pode envolver a alocação de recursos dedicados que serão liberados das pressões diárias do gerenciamento da crise.
Precisamos agir rápido e com precisão. Estamos juntos diante do mesmo propósito e disponíveis para auxiliar as instituições que estejam precisando de apoio para reorganizar processos e aperfeiçoar a gestão.
Por Thamara Urias
Consultora de Processos de Negócios na Agilizei Consultoria